PROJETO GOL NA VIDA

O PROJETO ESCOLINHA DE FUTEBOL “GOL NA VIDA” é formativo e social, não visa lucro financeiro e comercial, cujo principal objetivo é formação das crianças através do futebol e do esporte.
“O que importa é que as crianças terão oportunidade de estarem socializando-se através de sua prática, estarão fazendo uma descoberta do corpo em movimento, descobrindo o prazer do jogo e das brincadeiras. Conhecerão seus direitos, bem como aprenderão seus deveres, além do mais, ganharão a chance de sair das ruas e serem educadas através esporte.”
A Gol na Vida tem também como objetivo a revelação de “jogadores profissionais”, mas mesmo que um dia não cheguem a ser profissionais de futebol, sairão sabedores de seu papel na sociedade, de homens responsáveis, que procurarão cumprir as suas obrigações graças a esse projeto de futebol implantado na cidade de Apucarana-Pr.
Por isso buscamos a relevância dessa iniciativa. Com o apoio da sociedade em geral: universidades, instituições privadas e instituições governamentais, que porventura tenham a intenção de ajudar a se cumprir um sonho de muitas crianças, que se agarram no esporte em busca de uma oportunidade na vida e um diferencial para se viver.
OBJETIVO GERAL
O PROJETO “GOL NA VIDA” visa preencher o tempo ocioso das crianças do nosso bairro e região, orientando e ensinando a prática do futebol, respeitando a individualidade biológica e o desenvolvimento da criança.
Sempre utilizamos o esporte, em especial o futebol, como meio de socialização, inteiração e educação. Procuramos desenvolver as habilidades físicas, motoras, técnicas e táticas das crianças na prática do futebol.
Sem esquecer o aspecto social, damos ênfase as crianças mais carentes de nossa região, pois elas são as que mais precisam do esporte como fator de integração e inclusão social, a Gol na Vida, descobre talentos e destaques. Oferece às crianças, um futuro melhor e proporciona à elas a participação em diversas competições no âmbito municipal e regional.
O INÍCIO… COM AJUDA DE AMIGOS
“No início tivemos uma grande ajuda e sem ela talvez o projeto não existisse. Alguns amigos contribuíram para que eu iniciasse um projeto que estava na minha cabeça há muito tempo”, comenta Oscavo Junior, coordenador do Projeto.
Para que as aulas acontecessem “lá no campo”, estes amigos forneceram bolas, cones, coletes, e assim comecei a caminhada do projeto.
Hoje o projeto é grato a amigos como: JOSÉ AUGUSTO (J.A.H Veículos), SERGIO KOWASLKI, EMÍLIO CRETUCHI, e em especial, o maior padrinho do projeto, que foi o carro chefe e grande incentivador da escolinha, Sr. WILSON MAKOTO, proprietário da Kriswil que fez a primeira doação dos materiais que até hoje usamos com muito orgulho.
21/08/2015, O GRANDE DIA
Já se vão quase 3 anos que no dia 21/08/2015 foram realizadas as primeiras atividades esportivas da Gol na Vida, e aos olhos da Guarda Municipal, foi dado o “ponta pé” inicial para o grande jogo da vida. Hoje, a Gol na Vida, conta com mais de 60 crianças com idade entre 8 a 13 anos.
“No começo era eu e meu filho, mas depois ele começou a trabalhar e eu fiquei por um bom tempo dando atividades (treinos) sozinho”.
Com aumento das crianças, o projeto necessitou de alguém que pudesse auxiliar nas tarefas. Assim, um grande amigo de infância foi convidado, o Isael da Costa, mais conhecido como Bea, e que até hoje auxilia em treinos e jogos.
A partir deste ano, o projeto contará também com o apoio de um treinador de goleiros. Macedo, ex-jogador profissional, com várias passagens em clubes brasileiros, trará sua experiência e contribuição às crianças.
A Gol na Vida hoje não conta com apoio financeiro de ninguém e vive de doações de amigos. Materiais como coletes, cones, camisetas e principalmente bolas, são materiais que recebemos em doação, que sempre são bem vindas e necessárias para que o projeto sobreviva e consiga desenvolver suas atividades.
LOCAL, DIAS E HORÁRIOS
O projeto funciona aos sábados pela manhã das 8h00 as 12h00, no campo do núcleo Tancredo Neves na cidade de Apucarana-PR. Envolve crianças nas diversas idades entre 8 a 13 anos.
O projeto existe a dois (02) anos e meio e conta com aproximadamente 50 a 60 crianças.
PROJETO VENCEDOR
Hoje somos destaques nas competições da cidade e região. Somos Bi-campeões do torneio primeiro de maio dos anos de 2016 e 2017.
Veja vídeos do Torneio 1º de Maio:
(https://www.youtube.com/watch?v=D6Rso6tpmT8)
https://www.youtube.com/watch?v=5d9FU1nASNs
E também somos Vice-Campeão da 1ª edição da Copa da Amizade Kid’s categoria Sub10, no ano de 2016/2017, perdendo a final para o Projeto Laranja Mecânica, uma das melhores escolinhas de futebol do Norte do Paraná.
FORMANDO JOGADORES
O Projeto Escolinha Gol na Vida, contando apenas com atividades aos sábados pela manhã, tem pouco tempo para treinar, e por isto mescla seus atletas nas diversas categorias que oferece. No entanto, procura desenvolver tudo com muito carinho, respeito e profissionalismo a todos que por lá aparecem.
Todos lá sentem-se orgulhosos pois sabem que o trabalho está sendo muito bem feito. “90% das crianças chegaram lá no campo sem saber chutar a bola direito, fazer um passe ou mesmo posicionar-se dentro de campo”.
Hoje, a Gol na Vida é destaque nas competições que disputa, inclusive fazendo artilheiros nas competições onde passa. Tudo isto, acreditamos, “é fruto do nosso trabalho”.
FORMANDO CIDADÃOS DE BEM
Mas nosso maior objetivo é formar cidadãos de bem para a sociedade, pois eles acham que vão pro campo somente para jogar bola, mas para nós, o FUTEBOL, é apenas uma “armadilha”. Não é raro para nós falarmos de Deus, sobre saúde, estudos, as drogas que são tão perigosas, desigualdade social e humana, enfim, falamos de tudo que venha a formar a ética, a índole e o caráter das nossas crianças, tentando transformá-las em homens de bens para a sociedade em que vivem.
No ano de 2015, nosso projeto foi destaque em uma matéria publicada nacionalmente pela instituição Atletas de Cristo.
Veja aqui: http://www.atletasdecristo.org/jornal/251/
E assim com muitas dificuldades mas confiantes, persistentes e com muita vontade, prosseguimos nosso trabalho com as crianças de todas as regiões da cidade de Apucarana.
REVELANDO ATLETAS
A Gol na Vida tem muito orgulho por crianças que passaram por nós e conseguiram seguir seus caminhos com futuro promissor. Dentre eles destacamos o Vitinho (Vitor Cretuchi) e o Alisson, que hoje são atletas das categorias de base do Grêmio de Foot Ball Porto Alegrense.
Sempre que possível, durante suas férias, em Apucarana, eles aparecem no projeto para bater uma bolinha e aprimorar seus fundamentos.
Professor Oscavo ladeado por Vitinho (a esquerda) e Alisson (a direita)
https://www.facebook.com/victor.cretuchi
https://www.facebook.com/alyssonedwardfranco.francodarocha?
fref=pb&hc_location=friends_tab&pnref=friends.mutual
MENINOS E MENINAS
O projeto está de portas abertas para todas as crianças que queiram participar, seja menino ou seja menina, e agindo assim, a Gol na Vida não discrimina ninguém.
Atualmente a escola conta com uma menina no meio dos meninos e que se destaca muito bem entre eles. A Rafaela, ou Rafinha como é chamada carinhosamente por todos na escolinha, tem apenas 9 anos e acreditamos ser uma promessa para o futuro do futebol feminino no Brasil.
Rafinha, promessa e futuro brilhante …
Também somos destaques por fazer ação social envolvendo o grupo da escolinha.
https://tnonline.uol.com.br/noticias/esportes/1,442823,09,11,ex-jogador-do-vasco-vai-dar-palestra-nesta-sexta-feira-a-noite-em-apucarana.shtml
http://www.jornalesporte.com.br/2017/01/amigos-do-paulao-ficou-com-o-titulo-no-festival-de-futebol-no-pirapo/
https://tnonline.uol.com.br/noticias/esportes/1,453575,13,01,ex-jogadores-do-apucarana-atletico-clube-vao-fazer-amistoso-no-dia-28-de-janeiro.shtml
ISTO AQUI É UMA FAMÍLIA
O Projeto Escolinha Gol na Vida cresceu e hoje nos consideramos uma grande FAMÍLIA, e cada qual ajuda e apóia da maneira que pode.
Este incentivo e trabalho de amor e carinho que prestamos, é que nos faz seguir adiante e nos deixa a certeza que nunca mais vamos parar …
COM AS CORES VERMELHAS E PRETO SOMOS DESTAQUES EM MEIO A MULTIDÃO.
“PROFESSOR” OSCAVO
O Projeto Gol na Vida é coordenado pelo Ex-jogador de futebol Oscavo de Paula e Silva Júnior, o Oscavo.
Atuou como profissional nas equipes do Apucarana, Nacional, Portuguesa Londrina, Lajes, Paranavaí, Comercial de Campo Grande, Mixto Bordo, Grêmio de Maringá entre outras. Hoje, além de coordenador de tão glorioso projeto, é atleta amador na cidade e região, sendo diversas vezes campeão nas modalidades de futebol e futebol suíço.
Oscavo tem hoje 42 anos e em 2017 foi eleito melhor zagueiro da Copa da Amizade de futebol suíço na categoria Máster. Neste ano disputa a Copa da Amizade, categoria Máster, pela equipe Fama/Multividros.

Texto: Gerson Dieter

Sobre Gerson

Este blog foi criado com a intenção de apresentar a ascensão da Mãe Terra e dos seres que nela habitam
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s